quarta-feira, 27 de maio de 2009

Leitura Superficial traz o analfabetismo à sociedade.

Na última quarta feira (20/05), as alunas Amanda Cristina, Ana Paula e Patricia Arcangel (3º Ensino Médio) deram uma palestra sobre leitura, sua importância e os problemas causados pela má utilização dela.
Iniciaram com a história da escrita através das civilizações antigas como os sumérios, egipcios e fenícios, afinal de contas não existe leitura sem a escrita.
Também abordaram o excesso de informação ocasionado pela grande facilidade de propagação da escrita dos livros, das bibliotecas e da internet.
Esse excesso dee informação se torna prejudicial quando a leitura fica superficial, sem elementos realmente necessários para a formação do individuo. Temos hoje em dia doenças causadas por esse excesso, como por exemplo a OBESIDADE INFORMACIONAL que faz com que a pessoa quira compulsivamentenovas informações, retendo-as mesmo que não sejam úteis e importantes.
Para saber mais clique aqui e veja os slides

terça-feira, 26 de maio de 2009

1ª SEMANA DE ORAÇÃO 2009 - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Na semana de 18 a 22 de maio, nosso alunos participaram da 1ª Semana de Oração de 2009, entitulada "Você é especial", cujo objetivo principal foi demonstrar que cada um de nós é muito especial, através do resgate da auto-estima de nossas crianças.
A programação inclui cânticos e histórias que foram contadas diariamente com o propósitode despertar nos alunos sentimentos de respeito próprio, confiança. amor-próprio e, principalmente, a consciência de que existe um Deus que nos criou especiais, como verdadeiras obras de arte e que nos ama individualmente.
A cada dia a programação ficou a cargo de uma turma e foram dias muito abençoados e realmente especiais.

Os temas foram os seguintes:

Segunda-feira : "Você é o máximo!" - com a "História dos 2 tijolos" ,contada pela manhã pela profª Bete e com a participação dos alunos do 1º ano A, e a tarde apresentada pela profª Daniella com a participação dos alunos do 1º anos B. (Clique aqui e veja as fotos)
Terça-feira : "Você se importa" - com a História '"Empinando a bicicleta" ,contada pela manhã e a tarde pela profª Roseli e com a participação dos alunos do 2º ano A e do 2º ano B. (Clique aqui e veja as fotos)
Quarta-feira : "Você é amoroso!" - com a História "O melhor aniversário de todos" ,contada pela manhã pela profª Carine com a participação dos alunos do 3º ano A, e a tarde apresentada pela profª Pollyanna com a participação dos alunos do 1º anos B. (Clique aqui e veja as fotos)
Quinta-feira : "Você é solidário!" - com a História "Dar seu melhor é melhor" ,contada pela manhã pela profª Ednéia com a participação dos alunos do 4º ano A, e a tarde apresentada pela profª Évenei com a participação dos alunos do 4º anos B. (Clique aqui e veja as fotos)
Sexta-feira : "Você é bondoso!" - com a História "Lado a lado" ,contada pela manhã pela profª Ester e com a participação dos alunos do 5º ano A, e a tarde apresentada pela profª Lediane, com a participação dos alunos do 5º anos B. (Clique aqui e veja as fotos)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Trabalho em sala de aula


Textos produzidos como resultado de uma proposta feita em sala de aula, por alunas de 8º e 9º anos, que constitui em escolher o título de um livro paradidático e redigir uma narrativa sobre ele.
Destacam - se, nestes textos, a competência no uso da linguagem, e a valorização de princípios morais e éticos, condizentes com a filosofia da educação cristã Adventista.
Profª. Maria Cecília O dos Anjos.

Joana
Olá meu nome é Joana, nesta história, irei relatar um pouco da realidade do mundo das meninas.
Bem, meninas, todas elas acham que todos os pais são iguais, e que só muda o endereço. Pois esta é frase tem um pouco verdade. Quantas vezes perguntamos algo aos nossos pais, e na resposta deles é sempre não. Toda menina, chega-se a essa conclusão quando ela vai reclamar com as amigas, e elas dizem “meus pais dizem a mesma coisa”. Pois é meninas, os pais de vocês não dizem isso para o mal de vocês, muito pelo contrário, eles fazem isso para o bem de vocês, tato as meninas como os meninos. Bem, vamos tratar de um assunto bem importante.
Hoje virou modinha passear pelo shopping, fumar, ter relação sexual fora do tempo. E isso tem preocupado bastante os pais hoje em dia. Muitos dos filhos saem para baladas e noitadas e normalmente consomem drogas. Por favor, meninas e meninos, não consumam drogas, pois isso não trará nenhum benefício para vocês. Você só vai se prejudicar cada dia mais.
Namorar ou “ficar”, eis a questão, não é?! Bem, namorar é um assunto muito sério, pois você não pode namorar qualquer um. Tem que ser a pessoa certa e no momento certo. Quando você decide namorar alguém não pode ver só a beleza. Você tem que ver se ele é uma pessoa trabalhadora, honesta, e que se futuramente vocês se casarem, ele terá condições de manter uma família. Muitos são felizes, mas nem todos conseguem alcançar esta felicidade.
Bem, vamos falar sobre a tal coisa do “ficar”. Hoje em dia muitos jovens têm sido contaminados por doenças, muitos por causa do beijo. Meninas não caiam na conversa de que “não, vamos lá” “ não tem problema” “ não vai dar nada”, não caiam nesta conversa. Vou explicar o que significa “ficar”. Quando você fica com alguém, você vai estar beijando aquela pessoa para satisfazer sua sede de beijo, e quando você fica, você esta brincando com o sentimento daquele menino(a). Como você se classifica? Corpo descartável, todo mundo usa e joga fora? Corpo de porcelana se quebrar pode ser substituído, ou você é corpo de porcelana chinesa, que fica bem guardado em um local e só é usado em momentos especiais?
Esse ultimo se encaixa direitinho no casamento. Então espero que você possa por em prática o que aprendeu, e sempre se lembre: quando for ter algo com alguém, não o faça por brincadeira, faça sério, e seguindo os planos de Deus. Deus te abençoe.

Um sonho dentro de mim
Eu moro em Forks, o lugar mais frio e úmido dos estados unidos. Minha mãe René, e meu pai, Charlie, são separados.
Quando tinha dezessete anos, era uma pessoa perfeita: não tinha vícios e não tinha filhos. Até agora.
As aulas começarão em março, e eu não via a hora.
Passou em fim o tempo e avia chegado o primeiro dia de aula. Arrumei-me em questão de minutos e desci para tomar o café da manha. Depois disso, liguei minha picape e fui para a escola. Estava louca para rever meus amigos e conhecer novas pessoas também.
Foi aí que conheci o Mike, uma pessoa muito legal e interessante. Passaram-se mais uma semana e estávamos sendo bons amigos. Cada fim de semana sem o Mike era como se fosse um “castigo” para mim. Mas de uma coisa eu podia ter certeza; eu gostava dele.
O tempo se passou muito rápido e nós acabamos sendo namorados.
Como estava no terceiro ano do colegial, e como iria para a faculdade logo, decidi morar com ele. Essa seria um sonho sendo realizado para mim.
No final do ano mudamos-nos para um apartamento pequeno. Naquele dia da mudança, eu estava me sentindo tão estranha. Estava enjoada.
Cada vez eu estava piorando mais, então Mike me levou ao médico. O médico disse que eu tinha que fazer um exame de gravidez. Não, aquilo não podia acontecer. O que seria de mim se estivesse grávida? O que meus pais fariam comigo?
Mas o médico disse que essa não era a pior parte, disse que provavelmente, eu estaria com AIDS.
Naquela hora eu desmaiei. Desejava morrer naquele instante. Como isso pode acontecer comigo? Eu não merecia.
No dia seguinte fui à farmácia. Comprei um teste de gravidez e decidi comprovar o que era óbvio; minha barriga havia crescido sem comer gorduras, estava muito enjoada ultimamente e tinha desejos repentinos, como o de querer comer chocolate e ficar doente se não comesse. Agora só faltava o teste de AIDS.
O teste já estava pronto e decidi olhar. Um dos meus piores pesadelos se tornou realidade; eu estava grávida.
Á noite, Mike voltou com dois papeis na mão; o exame de AIDS. Ele chegou desapontado e me disse que ele tinha AIDS, e eu também. Não! Eu até aceitaria a minha vida ser jogada no lixo tão cedo, mas a vida de Mike não.
Tinha que ficar internada se quisesse que a criança sobrevivesse. Então arrumei minhas malas e fui para o hospital. Faria de tudo para que a criança sobrevivesse.
Chegando lá me colocaram numa cama, puseram um soro em meu braço e cabei dormindo. No dia seguinte acordei e percebi que não podia me levantar, pois estava com uma fita em minha cintura, e isso me imobilizava para não sair da cama.
Naquele dia eu percebi que eu tinha um sonho dentro de mim, e esse era de estará saudável e feliz, sem nenhum filho dentro de mim. Queria ter de volta a minha vida feliz e pacata sem ter conhecido o Mike. Queria voltar a morar com minha mãe, na verdade eu não tinha só um sonho, tinha muitos, e nunca poderia realizá-los. Agora só me restava o filho e a velha cama onde estava presa e onde ficaria até morrer.

Clique aqui e veja as fotos.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

SEMANA DO CRIACIONISMO

O Colégio Adventista de Campinas realizou a semana do criacionismo nos dias 27/04/2009 até 30/04/2009. Foi realizada a leitura e comentários em sala da entrevista de um Cientista cristão afirmando “que não devemos basear nossa fé na habilidade de provar as coisas, mas no conhecimento da BÍBLIA”, publicada na Revista Adventista de março. James Gibson que é Ph.D em Biologia pela Universidade de Loma Linda falando sobre “O Criacionismo no ano de Darwin”. Os alunos tomaram conhecimento do Geoscience Research Institute (GRI). “O GRI foi estabelecido em 1958. Sua missão é estudar a relação entre ciência e a bíblia” e que Trabalham em duas frentes: “(1) fazemos pesquisas e (2) partilhamos essas descobertas por meio de publicações e palestras”. Tivemos um estande montado no hall de estrada da escola, onde recebeu a visita dos alunos, professores, funcionários e pais. (Clique aqui e veja as fotos do estande)
Ao ser entrevistados sobr
e a exposição alguns alunos assim se expressaram:

“Eu achei super interessante, pois poderíamos aprender mais sobre o criacionismo. Tinha várias coisas que podíamos ver como conchas, estrela–do-mar, Fósseis super legais! Genial!!!” - ISABELA - 6º ANO B






“Eu achei que foi legal aprender sobre isso e gostei muito se ver os Fósseis, as pedras e outros documentos arqueológicos. Eu amo essa matéria e admiro essas coisas que aprendi.” ANA CAROLINA - 6º ANO B





“Eu achei que foi legal mostrar os Fósseis, uns livros do criacionismo e até artigos. Nome de criacionistas importantes que comprovam a criação de Deus. Eu acho que poderíamos fazer mais vezes essa exposição no ano.” YAN - 6º ANO B




sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dia das Mães no CAC!

Literalmente hoje foi o dia das mães no Colégio. Elas foram convidadas para passar o período de aulas dos filhos juntamente com eles.
Num prime
iro momento todos foram para o auditório, onde foi feita uma homenagem. O coral infantil apresentou duas músicas; os alunos apresentaram duas músicas com flauta; e foram apresentados clipes musicais com mensagens de amor às mães que se emocionaram.
Um momento singelo foi quando uma avó presente foi chamada à frente juntamente com as filhas e os netos. Um
momento simbólico do amor de mãe em três gerações.
Após ess
e momento coletivo, cada série recebeu as mães em classe. Lá as mães ou homenageados receberam um tratamento especial por parte dos seus filhos, foram penteados, maquiados e em seguida receberam uma massagem por especialistas em carinho, seus filhos.
Dep
ois desse “Spa Day In College”, todos se dirigiram ao ginásio de Esportes onde a diversão correu solta com crianças, mães e homenageados brincando juntos. As crianças ainda serviram a todos um bolo delicioso com suco.
Enfim, esse foi o nosso Dia das Mães, muito pouco para tudo que elas merecem, mas imenso pelo carinho ofertado pelos filhos.
Clique aqui
e confira as fotos da Ed. Infantil e Fundamental I!!
Clique aqui e confira as fotos Fundamental II e Ensino Médio!!!

Veja nos videos abaixo as apresentações das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Alunos da Manhã

Alunos da Tarde:

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O que vale mais? Criar ou Educar os filhos?

Uma valiosa explicação sobre a diferença entre criar e educar filhos foi o assunto da palestra de Benedito Muniz no primeiro encontro da Escola de Pais do CAC em 2009, no dia 28 de abril.
Partindo da “hierarquia das necessidades humanas” de Abraham Maslow, o palestrante Benedito Muniz – teólogo, educador e palestrante motivacional em empresas e escolas – mostrou que as necessidades primárias não geram motivação. Elas são essenciais, mas não oferecem aos indivíduos motivação para uma vida de serviço e utilidade. Portanto, educar é atender as necessidades primárias usando o respeito, a admiração, o incentivo ao crescimento, o companheirismo e o verdadeiro interesse como veículo.
Além de expor uma lista de exemplos da diferença entre criar e educar, Muniz trouxe sua experiência de pai na educação de seus dois filhos, e sua vivência no meio empresarial e mercado de trabalho. O que é considerado de valor numa pessoa, pelos empresários mais cultos e especialistas em contratação, é o seu diferencial, ou seja, aquilo em que o indivíduo difere dos outros. Esse diferencial tem muito mais a ver com a educação, valores e princípios aprendidos em casa e na escola do que com capacidade intelectual ou esperteza.
Num dado momento da palestra, Muniz elogia os filhos que se interessaram em ouvir a palestra e mostrou a eles algo que nunca mais irão esquecer: uma demonstração da importância da capacidade de escolha na vida de um indivíduo.
Ao final da palestra, Muniz foi aplaudido, e houve um momento para perguntas. Os pais presentes aproveitaram a oportunidade:

• Uma criança pode ser educada sem ser criada? É possível haver educação quando as necessidades básicas não podem ser atendidas?
• Que tipo de escolha uma criança pobre, que cresce num ambiente pobre e limitado, pode ter para desenvolver sua capacidade de sonhar e decidir com responsabilidade?
• Devo deixar minha filha pré-adolescente dormir na casa de amigas?
• Se os valores podem variar de acordo com o contexto de vida de uma família ou indivíduo, quais seriam os valores ou virtudes mais perduráveis e desejados na maior parte dos contextos?

E a última pergunta foi dirigida pelo Prof. Walter – diretor do CAC – a todos os ouvintes presentes: quantos estão levando algum conceito novo e/ou valioso desta palestra para suas vidas? Ao que todos os presentes levantaram as mãos.