quarta-feira, 25 de março de 2009

Cortesia


“A verdadeira cortesia é pensar no outro, antes de pensar em si mesmo”

Vivemos num tempo em que a velocidade é exigida sempre. Velocidade em realizar, resolver, pensar, conquistar e todos os verbos que traduzem a realização humana. Com isso, muitas vezes vemos pessoas, ou nós mesmos, em busca dos objetivos fixados. Até aí não haveria problema, a não ser que, premidos pelo tempo, corramos atropelando tudo e todos que possam atrapalhar ou impedir que realizemos o proposto.

Olhamos para pessoas que têm um tempo diferente do nosso para realizar as mesmas tarefas e os consideramos “lerdos”, “tartarugas” e outros adjetivos. Muitas vezes esquecemo-nos de pronunciar a “palavra mágica”, como nos contos infantis. “Por favor”, “muito obrigado”, “com licença”, são exemplos de palavras mágicas que abrem as portas dos corações daqueles que necessitamos para realizar algo. Outras vezes deixamos de abrir uma porta para uma pessoa que está com as mãos ocupadas, ou mesmo de ceder lugar a alguém em situação especial, podendo ser uma grávida, uma pessoa idosa.

Toda pressa que vemos ao nosso redor termina nos tornando individualistas, para não dizer egoístas. Como diz o pensamento citado acima, “A verdadeira cortesia é pensar no outro, antes de pensar em si mesmo.” Cristo nos ensinou da mesma forma ao dizer que ‘devemos amar o próximo como a nós mesmos’, ou seja, o remédio contra o egoísmo é o amor.

Um cuidado devemos ter quanto à cortesia: algumas vezes vemos gestos corteses com o fim de obter algum benefício. Essa não é a verdadeira cortesia. Na verdade quem está usando o artifício de ‘parecer cortês’ está, na realidade, considerando a outra pessoa limitada na percepção.

Na rede Adventista é tradição, no início do ano escolar, motivar a cortesia como forma de integrar e prevenir fatos desagradáveis. O respeito mútuo entre alunos e professores, enriquecido por gestos de cortesia, torna o ambiente escolar mais agradável, amigo e fraterno.

Nossos alunos foram motivados a cultivar a cortesia nas palavras, nos gestos. Dentro da programação da semana da cortesia foi realizado um ‘amigo secreto’ com o nome de “Anjo amigo da Cortesia”. No fim da semana cada classe fez sua confraternização, enfatizando sempre o ‘ser cortês’. Em dias diferentes, cada classe foi brindada com algo especial oferecido pelas moças aos rapazes e depois dos rapazes para as moças. Os alunos do Jardim ao 5ª Ano elegeram o “Rei” e a “Rainha” da cortesia.

Desejamos que a cortesia seja um diferencial durante todo o ano!!


Clique aqui e confira nossso álbum de fotos!!!


Nenhum comentário: